PADRE LUCIANO DAL ZOPPO (1916-1990)


(73 anos)

Luciano Dal Zoppo nasceu aos 19 de setembro de 1916, em S. Stefano di Zimella. Entrou em Trento aos 09.09.1930. Ordenado sacerdote em Verona aos 28 de junho de 1942, exerceu o ministério na Itália em Sezano, Verona e Milão.

A 19 de março de 1947 chegou ao Brasil a fim de por em prática seu zelo missionário. Exerceu o sacerdócio em Rio Claro-SP, Ribeirão Preto-SP, Barretos-SP, São Caetano do Sul-SP e Santa Cruz-RJ. , onde permaneceu de 1960 até a morte.

Foi professor, vigário paroquial e pároco. De inteligência privilegiada e grande preparo intelectual, lecionou por alguns anos em nossos seminários. No ambiente paroquial pôde tornar-se muito útil ao povo de Deus.

Alegre, extrovertido, caridoso, possuía uma capacidade de relacionamento impressionante com qualquer categoria de pessoa, desde motoristas de táxi (de quem era ídolo em São Caetano) até a chamada alta sociedade. Com sua voz de tenor lírico alegrava sempre as reuniões de que participava. Era o tipo acolhedor perfeito, tanto para os confrades, como para os que chegavam a nossas casas.

Preocupava-se com os pobres, dando-lhes não somente o auxílio espiritual, mas muitas vezes também algo material. Organizou na paróquia de Santa Cruz do Rio de Janeiro um bazar, cuja renda entregava aos mais necessitados.

Tinha leucemia que abalou muito seu modo de vida. Nunca, porém, ela o tirou do trabalho. Tentou a cura por vários meios, mas só encontrou paliativos.

Finalmente, no dia 28 de maio de 1990, partiu para o descanso e recompensa eternos.

A comunidade paroquial de Santa Cruz prestou um verdadeiro ato de gratidão pelos 33 anos dedicados à paróquia. Lá mesmo foi sepultado. Uma das grandes impressões deixadas após sua morte foi a situação de pobreza de seu quarto.